quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Gualterianas


"Criadas em 1906 pela Associação Comercial e Industrial de Guimarães, com o objectivo de revitalizar as tradicionais e seculares “Feiras de São Gualter”, que o tempo votava à apatia, o seu impacto foi tal que, salvo em épocas de excepcional dificuldade, como, por exemplo, nos anos da primeira guerra mundial, perduraram até aos nossos dias. A Oficina, com a prestimosa colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, da Associação Comercial e Industrial de Guimarães e da Associação Recreativa da Marcha Gualteriana, assume, mais uma vez, a responsabilidade da dinamização e salvaguarda deste importante património cultural da cidade, sendo estas entidades que, nos últimos anos, têm garantido a sua regular organização, com um brilho que não conhecera noutras décadas." (http://www.cm-guimaraes.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=463515&id=60)

Impressionante, andei a pesquisar para ver se havia algo mais relacionado com a história das festas… mas não há nada demais… enfim…

Bem, as festas começam amanhã e duram até 2ª feira… para quem nunca veio, vale apena conhecer… para quem já conhece vale apena rever… há carroceis (mas eu não vou andar nas “roletas” como foram apelidados pela minha querida tia), fogo de artificio, concertos, depois há uns cortejos típicos giros de se ver… e este ano vai haver ainda tourada, coisa que eu reprovo… e depois 2ª feira há a marcha, são carros alegóricos com variadíssimos temas… e pelo meio a intercalar os carros andam figurantes com as mais variadas criticas da nossa sociedade, passando pelos políticos, pelo Vitória, enfim essas coisas lol…

Partilhando com “vocemesses” um pouco de onde sou…

Aguardem-me…

Sem comentários:

"Se amanhã eu não estiver cá..."

Um texto de uma mãe para um filho, que todas as pessoas deviam ler! Se amanhã eu não estiver cá… “Há dias em que não me é fácil saber q...